O esporão calcâneo interfere na qualidade de vida de muitas pessoas, se você é uma delas conheça mais sobre esse problema ortopédico e descubra formas efetivas para se livrar da dor.
Dor no Calcanhar? Venha entender o que pode ser…
Você tem sentido dores no calcanhar e não sabe exatamente o que pode ser? Trataremos aqui elucidar questões sobre uma possível causa comum. Você talvez não saiba, mas a causa pode ser uma reação involuntária do seu corpo.
A fascite plantar mais conhecida popularmente como Esporão Calcâneo é um problema ortopédico com alta incidência. Trata-se do crescimento atípico de tecido ósseo, onde ocorre o depósito excessivo de cálcio na parte do calcanhar.
O Esporão Calcâneo tende a surgir na parte inferior de um dos pés, mas em alguns casos pode surgir em ambos.
O que causa o surgimento do Esporão Calcâneo?
Segundo especialistas, a causa do surgimento do Esporão Calcâneo, é multifatorial, ou seja, diversos fatores podem estar envolvidos. A fáscia plantar (tecido conjuntivo que liga o osso do calcanhar aos dedos), possui pouca mobilidade, podendo se desgastar mais.
Ao andarmos, a compressão nos pés faz com que as forças de tração gerem repetidos movimentos na fáscia. Essa repetição pode causar microtraumas, podendo resultar em inflamação e dor intensa.
Listamos algumas das possíveis causas para o surgimento do Esporão Calcâneo:
- Prática de esportes com muito impacto dos pés em relação ao chão;
- Uso de calçado não apropriado (saltos muito altos, sapatos apertados entre outros);
- Forma de pisar não adequada;
- Obesidade ou sobrepeso;
- Ficar de pé por longos períodos de tempo;
- Má formação congênita
Sintomas do Esporão Calcâneo
O Esporão Calcâneo existente pode apresentar poucos ou nenhum sintoma. Porém, quando ocorre, o sintoma mais comum é a própria dor no calcanhar. Muitas vezes essa dor é descrita como sendo do tipo “pontada”, ou aguda, e ocorre ao pisar, caminhar ou correr.
É necessário ressaltar que: a dor em si não é acometida única exclusivamente pela presença do esporão calcâneo. A presença de dor pode estar relacionada com a chamada fascite plantar, ou inflamação da fáscia.
Tal síndrome ocorre em especial nas pessoas com idade entre 40 a 70 anos. Essa faixa etária possui uma maior prevalência por questões relacionadas ao envelhecimento das articulações com o passar dos anos. Atletas, e principalmente corredores também podem desenvolvê-la.
Diagnóstico do Esporão Calcâneo
O osso calcâneo é o maior osso dos pés e tem por função sustentar o peso corporal ao longo da vida. Sendo assim suporta impactos constantemente. Esses impactos com o decorrer do tempo podem ser os principais responsáveis pelo surgimento do esporão.
O especialista que melhor faz o diagnóstico de tal comorbidade é o médico ortopedista. Este poderá realizar uma anamnese e também lançar mão de exames, quais sejam:
- Radiografia de pé e tornozelo
- Ressonância Magnética
- Estudo Analítico (análises feitas para investigação de outras infecções ou artrite, por exemplo).
Na maior parte dos casos, as radiografias conseguem evidenciar a existência de possíveis esporões.
Use o calçado adequado para esporão.
O Uso de calçados errados pode causar o esporão ou, até piorar a lesão já existente.
O Tenis é o calçado perfeito para você se sentir pisando nas nuvens, sem apertar, além de ser delicado e muito estiloso!
Como se dá a cura do Esporão Calcâneo?
Ao realizar o tratamento proposto pelo médico especialista, um grande número de indivíduos se beneficiam. Há uma estimativa de que em 90% dos casos a melhora é significativa.
Em cerca de dois meses já é possível sentir a melhora do quadro. Em casos mais atenuados, pode ser que leve cerca de um ano para as dores cessarem completamente. Fisioterapia, alongamentos e passar a usar calçados apropriados são formas de tratamento adotadas.
Se após o período de tratamento alternativo identificar-se que não houve melhora, o médico pode sugerir que seja feita cirurgia. Nesse caso, o excesso de osso é removido.
No que consiste o tratamento do Esporão Calcâneo?
Agora que já sabemos informações relevantes sobre o Esporão, iremos agora discorrer sobre seu tratamento.
Conforme vimos, o médico deve sempre acompanhar o paciente com diagnóstico de Esporão Calcâneo. Se for o seu caso, existem diversas formas de ser realizado, devendo-se levar em consideração a individualidade biológica de cada um.
A perda de peso corporal pode ser prescrita, a fim de diminuir sobrecarga nas estruturas ósseas. Reduzir o processo inflamatório é muito importante no tratamento. O paciente muitas vezes tem indicação médica de adquirir calçados especiais que o ajudem na recuperação e diminuição da dor e do impacto.
Tratamentos não invasivos para Esporão Calcâneo
Nessa luta por se livrar das dores causadas pelo Esporão, vamos aqui dar uma maior ênfase nos tratamentos não invasivos. Pisar sem sentir dores é sim possível!
Entenda, que a partir de agora, o alongamento será seu grande aliado, além é claro da indicação clínica certeira e o calçado adequado.
Pensando nisso, selecionamos itens que podem levar seus pés ao conforto, e o principal, ajudar a diminuir os processos inflamatórios e de dores.
O calçado apropriado pode ser o diferencial
Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco sobre o Esporão Calcâneo. Vale ressaltar que, as informações aqui descritas não substituem a consulta ao especialista.
Se você está em busca de calçados mais confortáveis para atenuar as dores no calcanhar, estamos aqui para te ajudar!
Além do conforto, esses calçados tendem a diminuir a inflamação causada pelo atrito do Esporão.
A Inova Bela é especializado em oferecer calçados para que você possa ter conforto sem deixar de realizar suas atividades diárias.