Os calos e joanetes são uma deformidade que incomoda e machuca os pés de muitas pessoas que sofrem com essa dor todos os dias.
Só que, o que muitos não sabem, é que existe uma forma de preveni-los e também tem como evitar essas dores terríveis.
Então, iremos mostrar para você tudo sobre os calos e joanetes, para que você consiga andar mais confortável e sem dores.
Saiba o que são calos e joanetes
Antes de sabermos como é possível evitar os calos e joanetes, primeiro precisamos saber o que são exatamente.
Vamos começar falando sobre a joanete, que é considerada uma saliência óssea, em outras palavras: é um osso maior do que o normal.
De modo que, essa saliência pode incomodar e causar muitas dores quando se usa um calçado inadequado e fica mais frequente quando você vai caminhar.
Essa é uma deformidade que, geralmente, afeta o primeiro dedo ou o dedo mais grande do pé.
Sabia que não é só você que sofre com as joanetes? Pois este problema atinge cerca de 30% da população brasileira, sendo mais comum nos pés dos adultos.
Além disso, é muito mais comum dar essa deformidade nos pés das mulheres do que nos pés dos homens, porque como as mulheres usam muito calçados de salto e bico fino faz com que isso contribua para ter os joanetes e também fortes dores.
As joanetes podem ser unilaterais que no caso ele só afeta um de seus pés o esquerdo ou direito, só que o mais comum de se encontrar é o joanete bilateral que afeta os dois pés.
Importante lembrar que as joanetes não têm nem um tipo de prevalência para canhotos ou destros e também tem pouca relação com atividades profissionais.
Agora, vamos falar um pouco sobre os calos que são conhecidos também como calosidade, que na verdade é uma dura camada de pele externa que se torna mais espessa, grossa e rígida.
Os calos surgem por causa de atritos constantes em um mesmo local, como por exemplo usar aquele sapato que sempre está apertado.
Os calos podem dar em qualquer pessoa independente de sexo ou idade, adulto ou criança.
Prevenção dos calos e joanetes
Se você está se perguntando se tem como prevenir calos e joanetes? A resposta é sim.
Então, abaixo iremos ver como é possível fazer essa prevenção, para que você se prevenir e evitar essas dores insuportáveis.
Como prevenir as joanetes?
Se você é uma pessoa que costuma usar sapatos de salto alto e bico fino, ou tem casos de pessoas com joanetes em sua família, você precisa ficar muito atento às medidas de prevenção que iremos lhe passar.
A primeira dica para prevenir as joanetes é utilizar palmilhas especiais, pois elas evitam essa inflamação óssea.
Além disso, é muito bom realizar exercícios específicos de fisioterapia, caminhar descalço na área também ajuda bastante na prevenção.
E um dos pontos mais importante é a utilização de calçados adequados que não irão machucar o seu pé.
Caso você perceba alguma inflamação no seu pé, é muito bom colocar bolsa com gelo no local e procurar um médico especialista.
Essas são algumas dicas que ajudam muito na prevenção das joanetes, só que em alguns casos quando são mais graves, infelizmente não na maioria das vezes não tem o que fazer e a única solução é a cirurgia.
Importante é seguir as dicas e procurar um médico caso as dores continuem persistindo.
Medidas para prevenir os calos
O primeiro passo para conseguir prevenir os calos é evitar materiais que provocam atrito em um determinado local da pele, e utilizar um calçado adequado segue nossa recomendação.
Então, você pode escolher meias confortáveis e que também vão permitir que seus pés consigam respirar.
Além disso, é muito importante que você deixe seus pés sempre hidratados para evitar um ressecamento de pele.
E a escolha do calçado talvez seja uma das medidas mais importantes para a presença dos calos.
De modo que, você deve escolher um calçado que não seja apertado, e que envolva todo o seu pé. Além disso, ele também, tem que deixar a pele do seu pé respirar, e você deve escolher um sapato com bom acabamento interno, para que as costurar não fique gerando atritos.
Como você pode perceber, os calos e joanetes que causam desconfortos em seus pés com um pouco de cautela é possível preveni-los.
E como ficou bem evidente, uma das formas mais importantes de preveni-los e evitar dores é escolhendo o calçado ideal.
Então, na hora de escolher um calçado não pense somente no preço, mas sim na saúde de seus pés.