Saiba como tratar fascite plantar e não sofra mais com as dores

Muitas pessoas sofrem com as dores nos pés, e na maioria das vezes pode ser fascite plantar. Que é uma dor muito comum na região plantar do calcanhar.

Essa dor também é conhecida como fáscia plantar, ela afeta cerca de 3,6 a 7,0% da população do mundo, podendo afetar ambos os sexos, com o pico entre 40 a 60 anos de idade.

Ela está associada a morbidade significativa, resultando em algumas limitações de atividades para as pessoas que apresentam essa dor nos pés, requerendo os cuidados médicos.

fascite plantar

Causas fascite plantar

A fascite plantar não tem uma causa completamente conhecida, mas sabe-se que existem fatores de risco que podem desenvolver a doença, como:

  • Obesidade: índice de massa corporal maior que 30;
  • Pé plano, pé cavo e padrões anômalos de marcha;
  • Atividades desportivas em cargas, como, dançar, saltar, correr e ballet, por exemplo, ou quando as pessoas permanecem por um longo período em pé;
  • Idade;
  • Diminuição da dorsiflexão dos tornozelos (inferior que o°);
  • Doenças inflamatórias sistêmicas.

 

Sintomas da doença fascite plantar

O principal sintoma da fascite plantar é a dor no calcanhar.

A dor começa logo no início insidioso e não tem irradiação, apresentando muitas das vezes ao sair da cama e aliviando com os primeiros passos. Mas ela pode ter um agravamento ao subir escadas ou se o indivíduo permanecer em pé por alguns períodos longos.

Então a dor no calcanhar tende a aliviar ao caminhar ou andar e pode se agravar com um repouso prolongado. É muito normal que a dor se agrave no final do dia por causa do ortostatismo prolongado, podendo causar em algumas pessoas o inchaço do tornozelo e calcanhar.

Fáscia plantar tem cura?

Em torno de 90% das pessoas que apresentam fáscia plantar ou fascite plantar apresentam melhora significativa no início do tratamento. No entanto, em algumas pessoas podem levar alguns meses até os sintomas desaparecerem definitivamente, podendo chegar até um ano.

Infelizmente em algumas pessoas a dor pode se tornar crônica, principalmente se não forem tomadas as medidas certas para o tratamento. Veja abaixo como tratar da doença.

Tratamento Fascite plantar

Com o diagnóstico de fascite plantar o médico ortopedista apresentará várias formas de tratamento, que poderá ser adaptado para cada paciente.

A primeira opção é a compressa de gelo para aliviar as dores, ela pode ser aplicada durante 20 minutos, até 3 vezes ao dia.

Os analgésicos são utilizados para eliminar as dores, além da fisioterapia, onde são usadas técnicas específicas.

Já um aspecto importante para aliviar as dores no seu dia, é realizar massagem e alongamento para auxiliar na recuperação da lesão. Além disso, utilize sapatos maleáveis e confortáveis para evitar dores no pé.

1.     Como prevenir fascite plantar

Os sapatos possuem um grande poder para os pés, principalmente para as pessoas que apresentam dores na fascite. Por isso, é aconselhado utilizar sapatos confortáveis, pois além de garantir conforto nos seus pés, os sapatos ortopédicos melhoram as dores na planta dos pés.

Esse tipo de calçado ortopédico é projetado para ajudar na sustentação dos pés, auxiliando a realinhar a pisada absorvendo toda a pressão nos calcanhares. Tudo isso, diminuindo as dores, lesões musculares, inflamações e até mesmo evitando as fraturas por esforços.

Na InovaBela você encontra os modelos específicos para o tratamento de fascite plantar. Não deixe de adquirir o seu e andar com muito mais conforto. 

 

2.    Gelo

O gelo pode ser aplicado duas vezes ao dia, por 15 minutos, pois o frio auxilia no combate à inflamação, aliviando as dores. Então, existem outras propriedades que podem ser aproveitadas como, por exemplo, colocar os pés em uma bacia com água e pedrinhas de gelo, deixando também em torno de 15 minutos.

3.    Massagem

A massagem pode ser feita na barriga da perna e nos pés, também auxilia no tratamento, aliviando os sintomas de modo fácil, podendo ser realizada em casa ou até mesmo no trabalho.

fascíte plantar

É importante usar um creme para deslizar as mãos sobre os pés de modo que a massagem seja mais eficiente e agradável.

4.    Remédios para fascite plantar

O médico especialista pode recomendar para o tratamento uso de comprimidos, podendo ser utilizado por até 5 dias ou pomada para passar na região da dor.

5.    Fisioterapia para tratamento de fascite

Na fisioterapia existem diversos aparelhos que podem ser utilizados para o tratamento como, o ultrassom, iontoforese e laser que podem ser usados para desinflamar a fascite, mas esse tipo de tratamento só pode ser realizado com indicação médica ou pelo fisioterapeuta.

6.    Alongamentos

Os alongamentos são fáceis de fazer, eles podem ser realizados todos os dias em casa, além de ser muito útil para aliviar todo o desconforto do pé.

fascite plantar

Então, para alongar a fáscia, você segura na ponta dos pés, e puxe até o ponto em que a dor for insuportável, o alongamento deve ser por 30 segundos, um pé de cada vez, pode repetir 3 vezes durante o dia.

7.    Splint

Para dormir pode-se utilizar o splint, ele vai alongar a fascite por toda a noite, aliviando as dores e deixando os pés flexível.

8.    Fortalecimento dos músculos dos pés com exercícios

A causa da fascite é a fraqueza nos músculos dos pés, e os exercícios são fundamentais para a recuperação, aliviando as dores nos calcanhares.

Por isso, fique sentado com os pés juntos, unindo as solas dos dois pés e mantenha por 5 minutos, contados no relógio.

Para evitar que as dores voltem a aparecer, é necessário eliminar alguns fatores como, a obesidade, esforços repetidos e o uso de sapatos duros.

Então, os obesos devem procurar um profissional para fazer uma dieta, assim, diminuindo o peso causado em cima dos pés, e todas as pessoas que devem utilizar sapatos confortáveis, de preferência aqueles ortopédicos.

Se livre da fascite plantar, e fique com os seus pés livre de dores